segunda-feira, 27 de junho de 2011

JESSIKINHA " ATREVIDA DO FUTSAL" FALA AO BLOG DA GOLEIRA DAIANE VIEIRA

A Pedido da Goleira Daiane vieira a Ala Jessiquinha da equipe do Palmeiras/Barueri e Seleção Brasileira Fala ao Blog da Arqueira.

                 Jessiquinha Ala da Seleção Brasileira de Futsal e do Palmeiras/Barueri

                                         

Nome Completo :
Jéssica Cristina Frederico Spinola

 Frase :
“Quanto mais treino, mais sorte tenho.”

Na sua infância o seu sonho já era ser atleta ?
Sim, desde pequena tinha o sonho de ser atleta.

Lembrando um pouco do seu passado ... Na escola você ja sofreu algum preconceito ?
Já passei sim, estava no ensino fundamental e como sempre estava tendo torneio inter classe (classe contra classe) mas como era o normal naquela época só tinha campeonato masculino. Cheguei no organizador do campeonato e pedi para entrar um pouquinho no jogo dos meninos da minha sala, só que ele não deixou  falou que era jogo só para os meninos e de tanto ficar no pé dele, o organizador me deixou jogar por 5 minutos e foi ai que tudo começou. Os meninos da minha sala  gostaram tanto de mim que não queriam que saisse do time e o time adversário vendo o meu potencial queria que eu saisse do jogo e apartir desse momento consegui jogar o campeonato masculino, fui artilheira e minha sala foi campeã  e logo no proximo ano eles fizeram campeonatos feminino e até hoje passo na frente da escola e vejo meninas jogando e isso é uma honra para mim, fico muito feliz em saber que eu fui o motivo para as meninas se interessarem pelo futsal.

Sua família o que significa pra você como pessoa e como atleta?
 Significa minha vida, sem eles jamais conseguiria chegar aonde cheguei.

Eles sempre te apoiaram no esporte? 
Graças a DEUS sim

Nos fale de alguma lembrança que te marcou ?
Minha primeira convocação que foi no ano de 2007. Estava disputando o II sul-americano no Equador, fomos campeãs e quando voltei para a minha casa, familiares e amigos fizeram uma homenagem para mim. Chegou na minha casa aqueles carros de loucuras de amor, para mim esse dia foi muito especial e ficou marcado na minha vida, jamais o esquecerei.

O governo vive falando em projetos para ampliação do esporte principalmente o feminino no Brasil, mas não vemos até hoje esse crescimento que tanto dizem e quando tem uma certa evolução no sentido de estrutura é muito pouco.  qual a sua opinião sobre o investimento do governo no esporte ?
Vejo o futsal feminino crescendo, mas é um crescimento lento. Acho que o governo deveria investir mais no esporte, trazendo mais estruturas para os clubes e com isso teria mais campeonatos de alto nivel revelando atletas de alta qualidade. Aumentando o interesse de patrocinadores, investidores  e da midia no esporte.

A Mídia da pouca enfase no esporte principalmente no futsal feminino  e isso prejudica toda uma geração de atletas , e as pessoas de fora muitas vezes não tem essa noção da midia com os esportes femininos  . como é pra uma atleta de futsal feminino essa questão da midia não estar tão vinculada ao esporte ? e qual as dificuldades que isso traz?
É muito dificil pois trabalhamos, nos dedicamos  muito e a recompensa não é a altura. Vivemos o futsal, nossa vida é o futsal e é triste saber que a midia não da uma oportunidade, um espaço para o futsal feminino e é por isso que muito atleta de uma capacidade enorme acaba desistindo. Ser atleta não é facil, só nós sabemos como é e o que passamos. Essa questão da midia não estar vinculada ao esporte causa a falta de patrocinadores e investidores.

Sabemos que a principal dificuldade de todos os atletas é principalmente o patrocinio. Isso te prejudicou ou prejudica de alguma forma direta ou indireta? E o que você faz pra suprir essa necessidade?
Prejudica sim e muito. Estou a procura de um patrocinio individual faz um tempo ja, mas é muito dificil de conseguir, muitos patrocinadores não querem investir no futsal feminino e isso é uma pena.
Como estudo na area da informática, tento fazer as minhas propagandas  pela  internet  como  reportagens, videos, fotos e isso tem me ajudado bastante.


 O que você sentiu quando recebeu sua primeira convocação pra seleção brasileira?
Me senti realizada, é uma sensação inesplicavel.

 Qual foi o melhor titulo da sua carreira até hoje? E porque?
Cada titulo tem o seu pedacinho de especial então é dificil escolher apenas um para ser o melhor titulo.
 Como você faz pra se manter bem no esporte?


Tento ser a pessoa mais profissional possivel. Não bebo, não fumo,  não sou baladeira e procuro descançar bem antes das partidas e tenho certeza que esses fatores são essenciais para o meu crescimento no esporte.
 Qual foi o gol que mais te marcou?
Final da Taça Brasil na categoria principal em 2008. No tempo normal o jogo entre Palmeiras   e Nacional Gás acabou no empate em 1x1. O jogo foi para a prorrogação e começamos perdendo de 1x0. Fiquei  cara-a-cara com Meirinha (goleira do Nacional Gás) e dei um toque por cima da goleira cearense e fiz o gol do empate. Detalhe: faltava um minuto e trinta e sete segundos para que o título escapasse do nosso time. Na comemoração explosão do banco osasquense, e gol dedicado à Aldo Teixeira (preparador fisico), Conversei  com Aldo "antes no banco e disse: meu gol vai sair e vou correr para cima de você."  Mesmo sabendo que o empate era nosso pela melhor campanha conseguimos fazer mais um gol e ganhamos na prorrogação de 2x1 consagrando Campeãs da Taça Brasil.

 Teve alguma lesão? Onde?
Sim, no joelho, tornozelo e nariz




Alguma lesão ja te derrubou? O que vc fez pra voltar bem ?
Sim, creio que qualquer lesão vem para nos derrubar.Quando recebemos um apoio a recuperação concerteza é mais rapida.Depende também de cada pessoa, no meu caso, sou muito presistente, não deixo me abalar por coisas de pouco valor, sou bastante esforçada também e acho que isso ajuda na recuperação de qualquer lesão, lembrando que peço muito a DEUS e graças a DEUS ele sempre tem me ajudado.

O que você diria hoje para quem quer seguir  carreira no futsal feminino ?
Se vocês sonham em ser um atleta profissional, não desistam, sejam pesistentes, muitas pedras vão ser atiradas em suas direções mas sejam fortes e nunca deixam que as pedras os derrubem.

Tem certa idade para começar ?
Quanto mais novo o atleta for, mais oportunidade  e tempo de aprendizado terá.


Qual o segredo para obter sucesso ?
Trabalhar bastante, pois nada cai do céu, ser a pessoa mais profissional possivel e não posso esquecer da palavra humildade. Muitos atletas conquistam algo pela primeira vez e ja acham que ganharam tudo e não é bem assim que as coisas funcionam, manter a cabeça no lugar e ter sua propria opinião ajuda muito para obter o sucesso.

Quantas vezes você treina e qual é a sua rotina esportiva ?
 Treino de segunda á sexta, tendo a possibilidade de dois treinos ao dia e as vezes jogamos de fim de semana.
No momento qual seria o seu maior objetivo?
Consquistar a Liga Nacional e continuar servindo a Seleção
Pra fechar legal queria que você desse uma dica pras meninas que estão começando no futsal :
Corra atras dos seus sonhos, trabalha bastante para conseguir o que quer, tenha em mente que por mais que você tenha um bom conhecimento nunca é tarde para aprender coisas novas,  aproveite cada instante como se fosse ultimo mas nunca deixa de lado os estudos pois um dia deixaremos de jogar e nesse momento o que vai fazer você ser uma grande pessoa, será exatamente o aprendizado ( o diploma).

No mundo esportivo qual é a sua maior motivação ?
Ter amor pelo que faço.


Créditos da entrevista:
Tsuni manto
“Jornalista”

Um comentário: